Skip to content

Cerveja artesanal: quais as diferenças da comum e seus benefícios

garrafas de vidro de cerveja com vidro e gelo no fundo escuro

Design e processo de fabricação são algumas das diferenças entre as bebidas

A cerveja pode ser considerada uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Para se ter uma noção mais clara, só no ano de 2022 foram consumidos no país o volume de 15,4 bilhões de litros de cerveja de acordo com um levantamento da Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

Nos últimos anos, porém, a variedade dessa bebida vem se ampliando muito além das opções clássicas de cerveja clara ou escura. Trata-se da chamada cerveja artesanal, que, como o próprio nome sugere, é produzida de um modo menos industrial, usando como base das receitas ingredientes de alta qualidade.

Só que a diferença entre a cerveja artesanal e a cerveja comum não para por aí. Pensando em esclarecer melhor esse assunto, selecionamos tudo aquilo que você precisa saber sobre cerveja artesanal, por que ela tem um preço mais elevado e quais os seus benefícios. Veja a seguir.

Cerveja artesanal x cerveja industrial

garrafas de vidro de cerveja com vidro e gelo no fundo escuro

O modo de produção é o que diferencia uma cerveja artesanal de uma industrial. Enquanto as primeiras costumam ser fabricadas em menor escala e com um cuidado mais minucioso no que tange ao preparo e à escolha dos ingredientes, as industriais são produzidas em larga escala e de maneira menos criteriosa.

De modo geral, toda cerveja é composta por quatro elementos básicos: água, fermento, lúpulo e malte. No entanto, a versão industrial acaba tendo que utilizar de elementos químicos, como conservantes, para acelerar os processos de produção e oferecer a bebida em maiores quantidades e com maior rapidez ao mercado.

No caso da cerveja artesanal, essa preocupação com os ingredientes usados e com o próprio processo de fabricação do produto é feita de maneira muito mais cuidadosa, prezando sempre pela qualidade e não somente pela quantidade de cerveja produzida — isso, porém, faz com que o valor final seja mais elevado.

Outro diferencial entre esses dois tipos de cerveja é o design do rótulo de cada uma delas. Enquanto a versão industrial costuma usar cores fortes e uma certa identidade visual facilmente percebida pelo consumidor final, a cerveja artesanal tende a contar mais sobre a história da bebida e seu processo de fabricação.

Além disso, a cerveja artesanal visa um público diferenciado que deseja, de fato, apreciar o sabor de uma bebida de qualidade — algo semelhante ao que acontece com a degustação de vinho. Cada variação pode ser harmonizada com diferentes pratos, de modo a trazer outros sabores para o paladar.

Principais benefícios da cerveja artesanal

Apesar de ser um produto mais caro, a cerveja artesanal é o tipo de bebida alcoólica que vale a pena experimentar e apreciar. A riqueza de possibilidades quanto ao uso de ingredientes diversos trazem sabores e aromas diferenciados e totalmente novos para o líquido. Sua textura costuma ser mais perceptível por ser filtrada menos vezes.

Pensando na questão da saúde, a bebida ainda consegue preservar melhor os nutrientes e as vitaminas presentes em sua composição por conta dessa menor quantidade de filtragens, do processo de maturação e pela ausência ou redução de conservantes — um atrativo para quem evita consumir aditivos químicos.

Outra vantagem é a menor quantidade de calorias na composição desse tipo de cerveja, facilitando o consumo até mesmo para quem está de dieta. A alta quantidade de antioxidantes, por sua vez, faz com que a bebida seja associada à redução das chances de desenvolvimento de câncer.

Esse elevado número de antioxidantes também é benéfico para o coração, como afirmam alguns estudos realizados na Universidade de Harokopio (Grécia) e na Harvard School of Public Health (EUA). Segundo eles, o consumo da bebida reduz as chances de problemas cardíacos entre 25% a 40%.