Skip to content

Sobrepeso: Pode afetar a saúde da sua boca?

woman standing scale

O sobrepeso pode afetar tanto a sua saúde geral quanto o sorriso. Além das consequências para todo o corpo, as doenças relacionadas com a obesidade podem afetar a saúde bucal.

Quer saber mais? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Como o sobrepeso atrapalha a saúde?

Sobrepeso

Com as defesas do organismo reduzidas, os obesos têm mais tendência a doenças bucais como gengivite, que é uma inflamação gengiva, e a periodontite, uma infecção dos tecidos que sustentam os dentes. 

Gengivite

A gengivite significa inflamação da gengiva, são diversos fatores que podem ocasionar essa inflamação, a principal é a falta de higienização.

Com a precária escovação, passa a existir o acúmulo de bactérias, e com esses restos de alimentos, pode suceder a inflamação, tendo vermelhidão e sangramento na gengiva.

Os principais sintomas são:

  • Sangramento gengival;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Aparecimento de placa bacteriana;
  • Retração gengival;
  • Mau hálito.

O tratamento pode ser feito através da boa escovação e do fio dental.

Caso a gengiva esteja muito machucada, é necessário passar com o dentista especialista em retração gengival para que ele possa dar um melhor auxílio.

Periodontite

A periodontite é uma infecção crônica que afeta os tecidos de suporte e proteção dos dentes, dentre as causas que levam à doença periodontal.

Ela também pode acontecer pela falha do controle da higiene bucal, permitindo o acúmulo de bactérias ao redor dos dentes.

Por muita das vezes, é possível fazer uma autoavaliação, mas em alguns casos, é necessário que o paciente vá até a clínica especializada em periodontia.

Quando se trata da obesidade é importante se atentar em como o indivíduo vai responder à frente do microrganismo presente na placa.

O sobrepeso causa um prejuízo importante na reação do sistema imune levando o paciente a maior probabilidade do avanço da doença periodontal.

Como a periodontite é uma infecção que influencia no suporte e proteção dos dentes, é possível que o paciente corra o risco até mesmo de perder o seu dente, tendo por necessidade que use uma prótese fixa dentária ou implante.

Ambos são tratamentos realizados para substituir um ou mais dentes que foram acometidos e perdidos em circunstâncias variadas, porém, com prótese fixa irá substituir a parte visível das facetas que são chamadas de coroa, já um implante o paciente obterá uma nova raiz, da qual é importante que o especialista em Implantodontia seja de qualidade.

Diabetes tipo 2 

A diabete tipo 2, que é um fator de risco para a periodontite, sendo uma doença prevalente em obesos. No entanto, a obesidade por si só não promove ou concede ações patológicas periodontais.

Os hábitos alimentares relacionados à obesidade podem determinar uma maior prevalência de cárie dentária, já que a quantidade de sacarose e a frequência de ingestão é grande.

Caso a glicose não for bem controlada, e houver uma alta concentração de açúcar no sangue, acontece uma diminuição na saliva, deixando mais suscetível a doenças.

Cáries

O ato de realizarem ingestão frequente de alimentos entre as principais refeições, leva o indivíduo a negligência das ações excessivas.

Os dentes precisam de um tempo entre as refeições para que ele possa se recompor, quando se ingere compulsivamente, as dentições passam a não ter o intervalo adequado, deixando o pH da boca desregulado.

Quando o pH fica desregulado, pode haver o surgimento de placas que podem se tornar cáries. É importante ter uma alimentação saudável.

O excesso consumo de açúcar, pode fazer com que as bactérias se fermentem, causando uma alteração na boca.

Essa alteração pode ser chamada de cárie, e é importante se atentar principalmente com as crianças, que gostam muito de doces. É importante fazer o acompanhamento regular ao dentista infantil, conhecido como odontopediatra.

Além das doenças bucais internas, os obesos podem desencadear disfunções mastigatórias, porquanto, na grande maioria existe o hábito de engolir grandes porções sem mastigar corretamente.

Isso pode suceder a dores articulares na face e um problema de digestão.

Nessa questão, será eficiente que o paciente procure terapias, para que possa ter um auxílio e controlar a compulsão.

Manter uma boa higiene bucal acompanhamento regular com o dentista é fundamental o profissional poderá prevenir tratar e orientar em relação a qualquer tipo de problema bucal que possa acontecer

Uma boa alimentação também ajudará a boca a se manter saudável podendo ajudar o paciente até mesmo na perda de peso e poupando o de algumas doenças como colesterol.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.