Skip to content

Como proceder em um acidente de trânsito

Neste texto irei discorrer sobre algumas práticas, que ajudam as vítimas de um acidente de trânsito, assim que o mesmo acontece, uma série de atitudes para um atendimento de primeiros socorros, feitos por alguém que sabe pouco ou quase nada sobre medicina, enfermagem ou fisiologia humana. São emergenciais e responsáveis por manter a pessoa acidentada em estado de consciência, até que a ambulância chegue e inicie o tratamento médico.

O primeiro passo a ser tomado, como foi dito acima, é ligar para o socorro, aí está a importância de saber o número da ambulância da sua cidade, dessa forma os cuidados devidos serão tomados no menor tempo possível e por profissionais qualificados, que sabem como proceder em uma situação como está. Caso esteja sem sinal de telefone, procure algum resquício de sinal nos arredores, e faça a ligação de emergência, descrevendo todos os detalhes, para que a equipe médica esteja devidamente preparada ao chegar no local do ocorrido.

acidentes

Após esta atitude que pode ser vital para alguém que acabou de se acidentar, o acidente deve ser devidamente sinalizado, para que não provoque novos acidentes ou colisões, por isso cada veículo dispõe dentro de si, de alguns equipamentos brilhantes que são próprios para sinalizar a estrada em casos de acidente. Comece a sinalizar a partir da distância indicada de acordo com a velocidade máxima da via, seguindo a seguinte medida: se a via permitir uma velocidade máxima de 80 km por hora, a sinalização deve começar a 80 metros de distância do local onde está o acidente, já em casos onde a velocidade máxima é de 100 km por hora, a sinalização deve começar 100 metros antes. São um padrão de ações amplamente disseminadas, a fim de que a situação não se agrave ainda mais, mas em todos os casos é importante relembrar sobre a necessidade imediata de se convocar o socorro, com certeza uma ambulância será a melhor ajuda possível.

Cuidados com os acidentados

Não movimente as vítimas, afinal ainda não se sabe qual é seu real estado, por este motivo, uma pequena movimentação das vítimas pode ser fatal para a vida das mesmas, é importante também que elas sejam orientadas a se manterem quietas e na mesma posição, fazendo com que não aconteça nenhum agravante provocado por um movimento brusco. Se você for alguém que tem pouco ou nenhum conhecimento sobre primeiros socorros, essa dica é mais essencial ainda, pois poderá realizar um movimento de maneira errada e provocar uma grande piora no quadro clínico da pessoa que se acidentou, o mais sensato é seguir os protocolos padrões e mais conservadores, que são indicados pelos profissionais da saúde, dessa forma não existe nenhum risco de que as vítimas piorem.

Por fim, realize o boletim de ocorrência junto da Polícia Militar presencialmente, no caso de um acidente de trânsito com vítimas, o boletim não pode ser realizado virtualmente, porém ele é essencial para a agilidade do tratamento e resolução de qualquer conflito que o acidente possa gerar. Como um bom cidadão, esta é a atitude mais correta a ser tomada, visando o bem do próximo, não só fisicamente, mas também agilizando a resolução de qualquer conflito civil que o acidente possa ocasionar.

Diante de tudo isso conclui se que, o primeiro passo a ser primeiro passo a ser tomado é ligar para uma ambulância, pois em todo caso essa será a ajuda mais efetiva para os acidentados, após isso, o local deve ser bem sinalizado, para não ocasionar novas colisões, nem fazer novas vítimas, o próximo passo é tranquilizar a vítima para que a mesma não se movimente, agravando assim seu quadro médico. De toda forma é extremamente importante saber esses passos simples, para qualquer situação de pânico.